sábado, 16 de dezembro de 2017

A Festa de Natal

Muito se poderia dizer sobre as festas de Natal dos colégios. Costumo dizer que há para todos os gostos, mas desde que os nossos filhos estejam a actuar, para nós são sempre do melhor. 
Esta semana rumámos à festa da escola, onde assistimos primeiro à actuação da Carminho. Cantaram uma música do Pai Natal juntamente com a professora de música e onde acompanhavam com a devida coreografia. Foi um fartote. A Carminho super concentrada a cantar e a dançar (curioso ver que apenas as meninas que frequentam o balé é que faziam a coreografia). Portou-se super bem, não vacilou com a nossa presença e deu o seu melhor. Depois foi a vez do Manel. Como são muito pequeninos, também com a professora de música "cantaram" (coitadinhos, mal falam) uma canção de Natal. O Manel quando nos viu começou a chorar desalmadamente. Pedimos à Carminho para ir sentar-se junto do irmão para ver se conseguíamos que ele actuasse. E assim foi, passado um bocado percebeu que estávamos ali para o ver e que depois já poderia vir para junto de nós. 
São sempre deliciosos estes momentos, em que ficamos deslumbrados com os nossos meninos. Podem nem fazer nada de jeito, mas achamos sempre brutal. :)

Super Feliz depois da sua actuação. Foi a foto possível tal era a excitação.


Manel, o nosso doce de menino.


terça-feira, 28 de novembro de 2017

Em busca do baptizado perfeito - Rio do Prado

Há muito que quero baptizar o Manel, mas com tantos projectos e contratempos pelo meio que fomos adiando, muito mais do que gostaríamos. Na verdade acho maravilhoso quando são baptizados em bebé, mas não foi possível e agora também já não há volta a dar.
Para não adiar muito mais quero baptizá-lo no próximo ano, mas já ando a tentar organizar tudo para ter tempo e para que consiga proporcionar-lhe um dia feliz, como fizemos com a irmã.
Não quero uma coisa muito grande, e apenas vamos convidar as pessoas que nos são realmente próximas, mas isso faz com que fique difícil de encontrarmos o sitio perfeito, porque normalmente os espaços têm um mínimo de convidados que é superior aos que iremos ter.
Ainda assim, andamos em processo de pesquisa e há um local que eu adoro e que se chama Rio do Prado. Não conhecem? Vale mesmo a pena!
É óptimo para cerimónias ou até mesmo eventos corporativos (e que não envolvam muitas pessoas). Deixo-vos algumas fotografias para que se possam encantar tanto quanto eu!








Encantadas? :)

Contactos:
Rua das Poças, Arelho (Lagoa de Óbidos)
2510-191 Óbidos
Tel. 262 959 623
riodoprado@me.com
info@riodoprado.pt

-


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O tempo está a mudar!

Atenção mamãs!! Parece que o tempo está a mudar e o nosso verão a ameaçar em deixar-nos. Eu sei que custa muito, vamos todos voltar aos tons lula, mas temos sempre o lado bom: namorar à lareira, comer/devorar um bom chocolate debaixo das mantas, ver um bom filme enquanto bebemos um chocolate quente. O pior é sem dúvida encontrarmos bons programas para os miúdos, mas lá chegaremos!
Assim, não temos outra opção se não começarmos a pensar nos essenciais de Inverno.
Os nossos filhos irão precisar de um bom casaco e de uns bons sapatos/botas. Depois há sempre algumas peças que conseguimos aproveitar de uma estação para a outra, como os calções/saias de ganga, calças, meias até ao joelho.. Pessoalmente há peças que não prescindo em comprar de boa qualidade, como por exemplo o calçado. Acho que muitos pais negligenciam este ponto, mas a verdade é que todos nós temos de utilizar calçado adequado que nos dêem conforto e bem estar. Eu sou mega fã de carneiras. Sim, aqueles que até eu usei em miúda. Para mim, são um clássico que ficam sempre bem e que podemos personalizar com palas e/ou atacadores de outras cores. Gosto dos que têm a pala para as meninas e os de velcro para os meninos. Existem no mercado diversas opções de cor, mas a minha escolha recai sempre no mesmo tom.
Em brincadeira, costumo dizer que são os sapatos de guerra, pois sobrevivem por mais tempo aos maus tratos que os nossos filhos lhes dão nos parques dos colégios.


Escolha para a Carminho.
Sapatos e meias - Maria Minorca


Escolha para o Manel
Sapatos e Meias - Maria Minorca




segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Primeiro Dia de Colégio - Check

E ontem lá foi o primeiro dia dos meus pequeninos no novo colégio.
Confesso que não sei quem é que estava mais ansiosa, se eu, se eles.Acordei super cedo com um friozinho na barriga, mas o que foi bom porque assim consegui despachar-me com calma e sem stress. Depois fui arrancá-los da cama, despachá-los e estava na hora de dar-mos inicio a esta nova etapa. 
A Carminho já está no pré-escolar e tem de entrar até às 09:30h, pelo que a fomos deixar primeiro. Pedi-lhe um beijinho desejei-lhe um bom dia e lá foi ela toda contente para ao pé dos amiguinhos. Sem qualquer problema, sem choro e muito muito feliz. Já estava à tanto tempo em casa que devia desejar que este dia chegasse mais que ninguém. 
Depois foi a vez do Manel. estamos ainda no período de adaptação, por isso o Manel ia ficar apenas uma hora e com os pais. Quando entrou na sala assustou-se um bocado e começou logo a querer ir para o colo. Mantivemos a calma e tentámos que ele brincasse e fosse descobrir os brinquedos da sua sala. Houve alturas em que choramingou mas era quase sempre quando também os outros meninos choravam. Era assim um género de choro em cadeia. Tudo melhorou ainda mais quando uma das professoras começou a dar bolachas. O Manel é louco por bolachas e não tardou nada em ir pedir a segunda, super à vontade e já sozinho. 
Hoje vai ser um bocadinho mais difícil porque já irá ficar sozinho sem os pais. 
A mãe está com um nervoso miudinho, mas acho que vai correr bem. É difícil para nós esta separação e  aceitar que os nossos bebés estão a crescer. Mas ainda bem que assim é. É sinal de que estão a crescer de uma forma saudável e natural. 


Carminho em casa antes do grande dia (com os olhos super inchados do sono)


Manel ainda um pouco intimidado com a sala e os amigos

Carminho
Camisola - colégio
Calções - Maria Minorca
Ténis - All Star
Laço - Ponytail

Manel
Camisola - Gant
Calções - Maria Minorca
Ténis - Adidas Gazelle

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O Manel vai para a Escola

Daqui a menos de uma semana, o meu Manel vai para a escola e o meu coração está a começar a ficar apertadinho. Sei que faz parte, sou super apologista dos colégios e do bem que fazem no crescimento dos nossos filhos e tenho inteira confiança para onde vai (caso contrário nem pensaria em lá colocá-lo).
No entanto não é por isso que custa menos. Confesso que me está a custar mais do que quando foi a vez da Carminho. Talvez por ele ser um mimocas por natureza, muito mais sensível e super agarrado à sua ama, avó Teté. Ela sempre foi uma destemida e durona e a adaptação correu super bem, e ficava a chorar na hora de voltar para casa.
Com ele tenho a sensação de que não será assim, mas há-de correr bem.
Custa-nos a nós pais, saber que estão a crescer e aos poucos a ganharem a sua liberdade e a ficarem cada vez mais autónomos. É sinal de que estão a crescer. Mas ainda bem que assim é.
Mas o Manel tem uma sorte imensa: vai para o mesmo colégio que a mana e onde a avó também trabalha. Acaba por ser mais tranquilizador para eles e para nós também.

Andamos nos últimos preparativos, a colocar etiquetas nas roupas, a começar a preparar as mochilas e todas as coisas que nos pediram.

As etiquetas voltamos a contar com a Tiketa, que já utilizámos vezes sem conta com a Carminho. São super rápidos, com preços muito simpáticos, e podemos personalizar as etiquetas ao nosso gosto. Têm ainda vários tipos de produtos mediante as nossas diferentes necessidades (para calçado, material escolar, etc).

Quando procurámos a mochila, sabíamos que queríamos uma que não fosse muito grande, apenas para levar a muda de roupa diária e que o Manel conseguisse colocar às costas daqui a uns tempos. Pessoalmente não adoro mochilas com muita bonecada, pelo que optei por um modelo de ganga, da Mmi. Sei que daqui a uns tempos teremos de ceder aos materiais dos heróis infantis, mas um sofrimento de cada vez!









quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Colégios que fecham em Agosto

É certo que quando inscrevemos os nossos filhos no colégio, temos acesso ao seu regulamento interno, onde constam os dias de encerramento. 
O colégio que a minha filha frequenta (ou frequentava, porque em Setembro irá para outro) encerra sempre em Agosto. Desde sempre que é assim e não tenho nada contra, embora cause alguns transtornos. 
Infelizmente, as nossas férias em família foram mínimas e foram no inicio do mês de Agosto, porque simplesmente não havia outra hipótese. Encontrando-me a trabalhar, tive forçosamente que mandar os miúdos com os avós de férias. Não que eles se importem muito uma vez que passam os dias na praia e na piscina, mas a verdade é que a mim me custa horrores. 
Sou completamente a favor de umas escapadelas a dois, de deixar os miúdos com os avós, mas estas férias em particular estão a custar imenso! Em parte, porque já tinham ido passar uns dias com os avós no inicio de Julho. Então parece-me já demasiado! E estou cheia de saudades! 
Chegar a casa e estar tudo mega silencioso e demasiado arrumado...poderia ser bom, mas não é! Fazem-me falta!
E hoje temos todo um rol de tecnologias que nos ajudam a que estejam mais próximos: todos os dias de manhã falamos ao telefone e à noite fazemos sempre video chamada. Por um lado é fantástico, por outro faz-me ficar ainda com mais saudades. 
Mas amanhã, lá vou eu rumo a sul passar o fim de semana e encher os meus bebés de mimo. E claro depois vêm comigo e com o pai que já não aguentamos mais estar sem aqueles dois! 


Vestido Carminho - Maria Minorca
Camisa Manel - Gant

terça-feira, 11 de julho de 2017

Festas de Aniversário - como não gastar um ordenado inteiro!

A Carminho está quase a fazer anos e quer (gostava) de uma festa com o tema Frozen.
Pessoalmente, já não aguento a Ana, nem a Elsa e toda a sua tribo do gelo, mas o que não fazemos para proporcionarmos um dia especial aos nossos filhos?
Todos os anos preparo uma festinha com determinado tema e este ano não será excepção.
Para minha sorte a Carminho também não quer grandes coisas porque basicamente agora tem medo de tudo o que mexe. A miúda caía para o lado se tivesse por exemplo as mascotes do filme.
Acaba por simplificar um pouco o processo até porque este ano por motivos profissionais e também porque meio mundo estará de férias nessa altura, vamos festejar o 3º aniversário apenas com um jantar no próprio dia.
Confesso que gosto de uma mesa bem decorada com apontamentos do tema, mas fico para morrer com os balúrdios que às vezes nos pedem para a realização das mesmas.
Felizmente, tenho uma amiga que tem um projecto seu e que faz coisas girissimas, com os temas que pretendemos. Disponibiliza vários tipos de pacotes de acordo com a necessidade de cada cliente, o que nos permite ter uma festa gira a preços verdadeiramente aceitáveis.
Não deixem de espreitar a sua página, Mãe Coruja. Sempre foi a responsável por todas as decorações das festas de aniversário da Carminho, como também do seu batizado.
Deixo-vos alguns exemplos dos seus trabalhos e espero que gostem! Depois da festa mostro tudo :)











quarta-feira, 21 de junho de 2017

Fogo. Como explicá-lo aos mais pequenos?

O que tem acontecido nos últimos dias no nosso país é simplesmente horrendo. Faz-nos pensar e rever as nossas prioridades e é impossível ficar indiferente.  Acho que todos nós devemos ter um papel activo perante os últimos acontecimentos e devemos ajudar da forma que nos for possível. 
Mas tem sido inevitável o acompanhar constante das noticias, o que faz naturalmente com que os mais pequenos perguntem o que é. 
Os meus ainda são muito pequenos para grandes explicações. Abordamos subtilmente o tema, em que explicamos à Carminho que é o fogo, que é perigoso, que é quente, que faz dói dói e que destrói muita coisa. E hoje de manhã ela respondeu-me, junto da sua inocência "Mamã, eu gosto do fogo". E foi aí que voltei a explicar que o fogo era mau e que fazia um dói dói muito grande e que destruía as casas das pessoas. E depois perguntei-lhe: "Tu gostavas que o fogo viesse à nossa casa? Depois ficávamos sem nada, sem cama, sem brinquedos, sem roupa, sem comida.." e ela rapidamente respondeu: "Não mamã!! O fogo é mau, não vem à nossa casa!!"

Não sou a favor de esconder a realidade dos mais pequenos. O Mundo não é perfeito e é importante que saibam disso desde muito cedo. Infelizmente, nunca sabemos o que esperamos do amanhã. Óbvio que não é fácil explicarmos certos temas a crianças que nem 3 anos têm. Mas tento fazê-lo da melhor forma para que consiga compreender (ao seu jeito claro) e ajudá-la a interpretar o que possa também ver quando eu não estou por perto a controlar. 

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Parabéns ao Manel!

Por aqui nunca mostrei o Manel. Houve imensas coisas que se meteram pelo meio e acabei por deixar o blog de lado. É uma frustração imensa, porque é um projecto que não quero deixar mas ao mesmo tempo este ano que passou foi uma loucura.
O Manel faz hoje um ano! Meu Deus, como é que passou a voar?!
E o que vos posso dizer dele? Que é um menino que nos mostrou uma realidade completamente diferente da que conhecíamos até hoje: sempre dormiu bem, come ainda melhor, é simpático, dócil..Uma ternura. A minha mãe costuma dizer que ele é uma benção. E é mesmo! Caso contrário eu e o pai estaríamos loucos de certeza!
E o amor entre irmãos?! É qualquer coisa. O Manel delira com a mana, e a mana adora o Manel, menos quando o "mano estraga os meus brinquedos".

E eu...Eu adoro esta surpresa que a vida me pregou.
Sempre ouvi dizer que as melhores coisas da vida são as inesperadas. E não são mesmo?!

Lara Brás Fernandes