O que tem acontecido nos últimos dias no nosso país é simplesmente horrendo. Faz-nos pensar e rever as nossas prioridades e é impossível ficar indiferente. Acho que todos nós devemos ter um papel activo perante os últimos acontecimentos e devemos ajudar da forma que nos for possível.
Mas tem sido inevitável o acompanhar constante das noticias, o que faz naturalmente com que os mais pequenos perguntem o que é.
Os meus ainda são muito pequenos para grandes explicações. Abordamos subtilmente o tema, em que explicamos à Carminho que é o fogo, que é perigoso, que é quente, que faz dói dói e que destrói muita coisa. E hoje de manhã ela respondeu-me, junto da sua inocência "Mamã, eu gosto do fogo". E foi aí que voltei a explicar que o fogo era mau e que fazia um dói dói muito grande e que destruía as casas das pessoas. E depois perguntei-lhe: "Tu gostavas que o fogo viesse à nossa casa? Depois ficávamos sem nada, sem cama, sem brinquedos, sem roupa, sem comida.." e ela rapidamente respondeu: "Não mamã!! O fogo é mau, não vem à nossa casa!!"
Não sou a favor de esconder a realidade dos mais pequenos. O Mundo não é perfeito e é importante que saibam disso desde muito cedo. Infelizmente, nunca sabemos o que esperamos do amanhã. Óbvio que não é fácil explicarmos certos temas a crianças que nem 3 anos têm. Mas tento fazê-lo da melhor forma para que consiga compreender (ao seu jeito claro) e ajudá-la a interpretar o que possa também ver quando eu não estou por perto a controlar.